Tuesday, April 03, 2007

Quero o Meu Dinheiro..

Não entendo como pode o Estado – o mesmo Estado que vai ignorando algumas tragédias sociais com a desculpa de não ter dinheiro – subsidiar um filme de Manoel de Oliveira com quinhentos mil euros. (Sim.. 100 mil contos!!)
Ou um filme dá dinheiro ou não se produz. A partir do momento em que todos os portugueses têm de pagar parte do filme, alguma coisa está muito mal. Quem é que delegou nos políticos a competência para escolher os filmes que eu vou pagar?
Se me pedem dinheiro para sustentar serviços de saúde e uma eventual segurança social, protectora dos preguiçosos, eu até aceito. Mas filmes? Filmes do Manoel de Oliveira? Os impostos a pagar filmes do Manoel de Oliveira? Os impostos a pagar filmes de alguém? Por alma de quem?
É a cultura? A cultura consumo eu e pago quando acho que merece. Seja um filme do Manoel Oliveira ou um filme pornográfico com vinte mulas para um só cavalheiro. Não é a Senhora Ministra da Cultura que me vai dizer o que devo eu consumir. Sou obrigado a pagar impostos em barda para os miúdos do partido socialista escolherem os filmes que eu devo ver?
O orçamento do ministério da Cultura devia ser imediatamente devolvido aos contribuintes. É tempo do Estado perceber qual é o seu papel, que não passa, absolutamente, por fazer escolhas por nós. Ou isto ou então faz todo o sentido que Salazar seja um grande português.

.. de VOLTA!

1 comment:

Floco de neve said...

E quem disse que um filme de Manuel de Oliveira é cultura?! Ver um filme realizado por este senhor é o mesmo que estar duas horas a olhar para uma tela em Branco. Mas claro que os pseudo-intelectuais deste pais diriam: " Que Tela tão bem conseguida. Há toda uma expressão dramática no imaculado daquele branco." O que é realmente bom não precisa de subsídios!!!