Friday, October 19, 2007

A História..

Há coisas que, realmente, me fazem pensar no que será que, de facto, sabemos da realidade que nos rodeia. Existem episódios ofuscados e apagados por quem decide o que "devemos" ou não saber. Nos meus livros de história, falava-se da segunda guerra mundial, falava-se de nazis sanguinários, falava-se de campos de concentração, de judeus.. falava-se de muita coisa.. mas.. NÃO se falava de Dresden!
Fez exactamente 61 anos, no passado dia 8 de Fevereiro, o dia em que a cidade de Dresden na Alemanha, foi bombardeada no contra-ataque das forças aliadas. Centenas de bombardeiros B-29 americanos e Lancasters ingleses largaram perto de 3000 obuses sobre a cidade causando mais de 135 000 mortos. Contudo a polémica não se encontra no bombardeamento em si, já que aparentemente é um acto completamente justificável devido à situação histórica. (Faz o que eu digo e não o que eu faço!).. A polémica começa, exactamente, se formos um bocadinho mais explícitos e analisarmos certos factos ao pormenor.
Dresden era uma cidade localizada na parte oriental da Alemanha, famosa pelo seu passado histórico e pelos seus monumentos. Ora, no início da guerra todas as potências beligerantes a pedido do Führer, tinham acordado não bombardear a cidade exactamente pela quantidade de monumentos históricos contidos nesta. Dresden tornou-se assim um bastião para aqueles que queriam fugir da guerra. Uma cidade aparentemente livre de toda a confusão que se passava na Europa. A cidade passou assim a atrair milhares de "peregrinos" que migravam em busca de uma vida mais pacata.
Contudo, esta história não tem um final feliz, como devem calcular. Dia 8 de Fevereiro bombardeiros aliados desrespeitando escandalosamente o tratado feito no início da guerra, bombardearam cruelmente a cidade indefesa, dado que, devido ao estatuto desta, não se haviam construido quaisquer estruturas defensivas ou de protecção para os seus habitantes. Os aliados bombardearam assim uma cidade repleta de civis indefesos. Depois do holocausto causado pelas chamas, seguiu-se talvez a parte mais dramática deste episódio; Os caças-bombardeiro que escoltavam os bombardeiros mergulharam vertiginosamente pela cidade eliminando todos os sobreviventes visiveis a metralhadora. Um acto de pura crueldade por parte destes ''libertadores americanos/ingleses''.

Os números fazem-me pensar.. "porque não vinha isto no meu livro de história??"

Bombardeamento de Dresden(8-2-1945)

Total de bombardeiros - 800
Total de bombas lançadas - 3000
Total de vítimas - 135 000

e se pensar que em Hiroshima morreram 70 000 pessoas; em Nagasaki 36 000.. que somados são ainda menos 29 000 (!!) que Dresden.. enfim...

.. Dentro da História

No comments: